A TECNOLOGIA E A SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Publicado: 18/07/2023
  • Por: SAFE - Segurança do Trabalho

A TECNOLOGIA E A SEGURANÇA DO TRABALHO

“Todo gestor deseja para sua empresa um crescimento de modo sustentável, não é mesmo? Por essa razão, a maioria dos líderes busca principalmente na inovação e nas tendências tecnológicas as respostas para elevar sua capacidade competitiva.

Nesse cenário, a informatização das rotinas ajuda a controlar a performance do time e a melhorar os processos. Do mesmo modo, a tecnologia para a segurança do trabalho também tem trazido diversos benefícios, embora haja muito para evoluir: segundo o Ministério do Trabalho, um acidente de trabalho é registrado a cada 48 segundos.

Por essa razão, ficar atento às novidades de tecnologia na segurança do trabalho faz muita diferença nos índices de uma empresa. Seguem abaixo alguns exemplos.

1. Realidade virtual

Programas de realidade virtual têm sido usados na indústria para simular tarefas e realizar treinamentos voltados a locais onde há risco de acidentes. Essa tecnologia faz uma réplica de um ambiente profissional com elevada exatidão, permitindo simular diferentes situações, identificar riscos e estudar soluções.

2. Drones

Os drones também vêm se mostrando grandes aliados da tecnologia na segurança do trabalho, principalmente para inspeções em áreas de risco, assim como para avaliação da realidade onde um acidente já ocorreu. Desse modo, lugares com chance de haver vazamentos tóxicos, desmoronamentos ou, mesmo, com alturas elevadas podem ser facilmente percebidos.

Considere, por exemplo, o telhado de um galpão industrial com cerca de dez metros de altura e que necessite ser refeito ou requeira alguma manutenção. Pelo método convencional, profissionais seriam enviados para fazer uma vistoria prévia antes que toda equipe subisse para realizar o serviço.

Por outro lado, com a realização de sobrevoos com um drone na área, é possível filmar e fazer imagens detalhadas e precisas de qualquer ponto do local. Assim, não é necessário expor os trabalhadores aos riscos inerentes à atividade. Drones, portanto, ajudam a maximizar as vantagens da segurança do trabalho.

3. IoT

A IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) é mais um recurso tecnológico a serviço da segurança do trabalho. Um exemplo disso é o Beacon, que já vem sendo amplamente adotado em segmentos como óleo e gás, agroindústria, mineração e varejo.

Trata-se de aparelhos pequenos que transmitem informação por Bluetooth Low Energy (BLE). Com essa estratégia, permitem localizar trabalhadores dentro de espaços imensos, como minas, florestas e barragens. O Beacon pode facilmente ser inserido no capacete ou no crachá do colaborador.

Dessa forma, em situações de emergência, todos os trabalhadores podem ser localizados rapidamente e as operações de resgate conduzidas com maior facilidade. Além disso, também possibilita que o gestor consiga supervisionar o deslocamento do time durante a jornada.

4. Plataforma específica de monitoramento e gestão

Uma plataforma de monitoramento e gestão específica para a segurança do trabalho permite, entre outros, o acompanhamento em tempo real das condições operacionais no campo. Facilita, por exemplo, a avaliação do cumprimento das normas previstas pela legislação aplicável à atividade.

Além do acompanhamento, permite a completa digitalização dos processos de saúde e segurança do trabalho, sinaliza alertas de datas limite para a substituição de EPIs, realização de manutenções e muito mais. Sua utilização pode ser feita por empresas de qualquer porte e segmento, com benefícios como:

- adoção de medidas preventivas e corretivas em tempo hábil;
- atuação proativa do gestor;
- redução de custos relacionados a acidentes e afastamentos;
- regularidade com a legislação trabalhista;
- digitalização dos processos de saúde e segurança do trabalho.

Como você pôde ver, as tendências tecnológicas em segurança do trabalho trazem facilidades para a gestão, maior precisão e melhor previsão de riscos com aprimoramento significativo da identificação das situações que demandam ações preventivas. Desse modo, permite construir uma segurança bem mais efetiva e eficiente, facilitando os trabalhos da equipe de SST e trazendo vantagens para a organização.”

FONTE: SAFE-Segurança do Trabalho