QUANTO MAIS ESTÍMULOS EXTERNOS MENOS CAPACIDADE DE FOCO
  • Publicado: 21/11/2023
  • Por: Instituto Imersão

QUANTO MAIS ESTÍMULOS EXTERNOS MENOS CAPACIDADE DE FOCO

Se já era difícil captar a atenção das pessoas quando as tecnologias digitais não existiam, atualmente está bem pior.

Uma pesquisa feita pela Microsoft no Canadá envolveu 2 mil pessoas que responderam a perguntas e participaram de jogos online para avaliar sua capacidade de concentração. Os pesquisadores também realizaram exames de eletroencefalogramas em outros 112 voluntários canadenses para monitorar sua atividade cerebral.

Segundo a conclusão da pesquisa, a capacidade de concentração dos humanos está sendo reduzida por impacto dos dispositivos portáteis e das mídias digitais.

Ainda de acordo com os resultados da pesquisa, o tempo médio de atenção das pessoas caiu de 12 para oito segundos. A queda no nível de concentração coloca os humanos abaixo até mesmo de um peixinho dourado, que é capaz de se manter atento por até nove segundos.

“Pessoas que ficam conectadas em vários dispositivos ao mesmo tempo encontram dificuldade de filtrar estímulos irrelevantes— são mais facilmente atraídas por múltiplos fluxos de mídia”, aponta o relatório.

Tamanha dificuldade de manter o foco aumenta na mesma proporção do número de informações que chegam até nós quase que consecutivamente. Se vamos fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, inúmeras janelas ao redor do texto central são abertas, fragmentando nossa atenção, diminuindo a produtividade, a capacidade de aprendizado profundo e o desenvolvimento pessoal.

Esse é um tema de grande relevância que tem inspirado inúmeros trabalhos científicos ao redor do mundo, principalmente no campo da Neurociência, e também muitas obras literárias. Já existem várias técnicas que são utilizadas para recuperar a capacidade de focar em algo por um tempo satisfatório. E assim deve ser. Esperamos que estes estudos tragam cada vez mais possibilidades e recursos para reverter essa preocupante situação.