A INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • Publicado: 11/04/2023
  • Por: Instituto Imersão

A INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Já foi comprovado que as cores afetam o nosso cérebro de diferentes maneiras. Há estudos que também comprovam a influência delas no ambiente de trabalho e como interferem na produtividade da equipe..Por isso, saber qual cor é mais indicada para um determinado espaço de trabalho é de grande importância, pois as cores não fazem apenas parte da decoração, mas também interferem na percepção das pessoas, sejam colaboradores ou clientes.

A influência das cores está presente inclusive na questão de percepção do tempo. Por exemplo, em ambientes com tons mais quentes há a sensação de que o tempo passa mais rápido. O que não ocorre quando tons frios são utilizados, o que causa a sensação de que o tempo passa mais devagar. Por isso, é extremamente importante escolher as cores certas. Para saber qual é a melhor cor, é importante definir a mensagem que a empresa deseja passar para os seus colaboradores.
A neuroarquitetura estuda como os ambientes físicos impactam no cérebro das pessoas e, segundo essa ciência, os ambientes de trabalho devem ser planejados de acordo com o tipo de trabalho que será realizado em cada setor.
Dessa forma, as cores são tão importantes quanto os tipos de funcionários que serão escolhidos. Pesquisas demonstram que o cérebro humano tem estímulos diferentes quando se depara com cada tipo de cor. Enquanto as cores quentes ativam o nosso lado emocional e instintivo, as cores frias influenciam o lado mais racional e intelectual.


Seguem abaixo apenas alguns exemplos de cores para uma melhor compreensão:

A cor verde em tonalidades mais claras tem o poder de conferir calma e tranquilidade para o ambiente e, ao mesmo tempo, foco e concentração para seus funcionários. Por isso, é muito utilizada em hospitais e consultórios.
O amarelo tem o poder de estimular o córtex pré-frontal, parte do cérebro que é ativada quando acontece uma ação prazerosa. Essa cor também traz bastante energia e estimula a produtividade. Por se tratar de uma cor quente e alegre, o amarelo traz vida e luminosidade para qualquer ambiente, sendo aconselhado para escritórios, onde os colaboradores precisam de concentração. No entanto, nesses casos também deve ser usado com moderação, uma vez que o excesso pode tornar o ambiente cansativo.
A cor azul no ambiente tem um efeito calmante. Paredes azuis ajudam a diminuir o estresse e reduzir a frequência cardíaca. Em escritórios onde os colaboradores passam por situações estressantes, pintar as paredes de azul ajuda a deixar o ambiente mais tranquilo. Outro ponto importante é que a cor azul ajuda a reter a memória do trabalho. Mas é importante que o tom do azul não seja muito escuro e que ele seja utilizado em locais específicos, como em uma ou duas paredes, por exemplo.
A cor branca promove uma sensação de limpeza, mas também promove calma extrema e até mesmo desmotivação. Por isso, deixar o escritório todo branco não é uma boa escolha. Embora multiplique a luminosidade, estimule a criatividade e ajude a dar a sensação de espaço, o branco pode se tornar monótono. Por isso, em um ambiente de trabalho com todas as paredes brancas é necessário a inclusão de móveis coloridos para dar equilíbrio.
A cor vermelha no ambiente de trabalho pode ajudar a aumentar a atividade cerebral e deixa o ambiente dinâmico e animado. Mas, em contrapartida, se mal equilibrada pode causar irritação.
O laranja é uma cor quente que remete à vitalidade e está relacionada à criatividade e ao estímulo às comunicações. De todas as cores, o laranja é a cor mais dinâmica e cai sim muito bem em ambientes corporativos e de coworking.
Portanto, não é apenas a luminosidade que importa, mas também as cores devem ser escolhidas com um propósito, dependendo do que se espera dos funcionários em um determinado ambiente de trabalho.