COSMÉTICOS PRÓPRIOS PARA DIABÉTICOS
  • Publicado: 25/04/2023
  • Por: Revista Veja Saúde e Jornal USP

COSMÉTICOS PRÓPRIOS PARA DIABÉTICOS

Seja do tipo 1 ou 2, quem tem diabetes deve se preocupar com todas as peculiaridades que envolvem esta doença, como cuidar dos níveis de açúcar no sangue, fazer mudanças na dieta, praticar atividade física e evitar vícios, como cigarro e álcool. Mas, além disso, o diabético também precisa cuidar da pele, que é afetada pela doença. O diabético possui a pele mais frágil e seca, em decorrência das alterações provocadas pelo excesso de glicose no sistema nervoso autônomo – responsável pelo controle e produção de suor e sebo. Em casos extremos, o ressecamento excessivo pode até resultar em rachaduras.
Indivíduos com diabetes têm uma perda maior de água, por isso a barreira cutânea é mais danificada. Sinais como rugas, manchas e flacidez tendem a ser mais comuns quando se convive com alta da glicose no sangue. Isso porque, em excesso, o açúcar se liga ao colágeno e causa a degradação dessa proteína essencial à sustentação da pele.
“Tendo em vista essa característica, a farmacêutica Verônica Rêgo de Moraes, da faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, criou um dermocosmético à base de dois ativos naturais que prometem driblar esse empecilho, o extrato de semente de girassol e a alga vermelha. Em testes com voluntários com diabetes, a formulação foi usada por três meses, dando resultados animadores.” O dermocosmético foi considerado estável, pois passou em todas as etapas de estabilidade, e seguro, tanto para a pele diabética, que é uma pele mais sensível, mais propensa à reação, como para a pele saudável. O pH da pele da pessoa com diabete, que normalmente apresenta alteração, também foi corrigido, junto com a barreira hidrolipídica, fazendo com que essa pele perdesse menos água após três meses de uso do dermocosmético desenvolvido.

Fonte: https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/cosmetico-a-base-de-extratos-de-girassol-e-de-alga-vermelha-pode-melhorar-a-pele-de-portador-de-diabetes/

Fonte: Revista Veja Saúde n. 489