A DESORGANIZAÇÃO PODE SER SINTOMA DE TRANSTORNO EMOCIONAL?
  • Publicado: 16/08/2023
  • Por: Clínica de Psicologia Nodari

A DESORGANIZAÇÃO PODE SER SINTOMA DE TRANSTORNO EMOCIONAL?

“Saiba: a desorganização pode ser um sinal de transtorno na saúde mental. Depressão, ansiedade e estresse estão entre os problemas relacionados a ambientes e tarefas confusos.

Mas vamos com calma nessas afirmações, sua bagunça não significa um diagnóstico!

A desorganização faz sentido como sintoma de transtornos emocionais apenas quando se faz acompanhar de uma série de outros incômodos. Se você se sente bem, criativo e produtivo com sua “ausência de regras”, por que enxergar nisso uma ameaça à saúde? A situação só muda quando a desorganização o deixa infeliz, desmotivado, sempre preocupado com prazos impossíveis.

Então imagine o seguinte cenário :um quarto bagunçado onde os objetos se perdem com facilidade. Na desordem, as roupas se misturam, se tornam difíceis de achar. A desorganização vai se tornando cada vez maior, pois cada vez que se procura por algo, mais coisas são reviradas. Nada tem seu lugar específico. No acúmulo de coisas a organizar, a tarefa parece mais e mais impossível. Não se sabe nem por onde começar!

Quem se identifica com esse tipo de caos pode confirmar: às vezes, o dia já começa mal. A desordem acaba se refletindo na vida prática: causa atrasos, sensação de sobrecarga e escolhas feitas às pressas. É mais difícil pensar, decidir e encontrar soluções quando nos sentimos soterrados por informações desconexas.

Lógico, essa imagem do quarto bagunçado é apenas uma representação. A ideia é que você pondere a desorganização em sua rotina, enxergando possíveis pontos em comum.

Então, pergunte-se:

  1. A desorganização atrapalha seu dia a dia?
  2. Causa irritabilidade e angústia?
  3. Faz com que você sinta culpa e vergonha?
  4. Induz sua procrastinação?
  5. Interfere na sua autoestima?
  6. Começou de repente, pois você sempre foi uma pessoa organizada?
  7. Ou, ao contrário, sua desorganização é tão habitual e excessiva que já nem lhe incomoda mais?

Em todos os casos, é interessante que você reavalie o que a desorganização pode estar sugerindo. Afinal, ela pode ser tanto uma causa quanto um efeito de alguma condição associada à sua qualidade de vida.” Pense a respeito!!

 

FONTE: Clínica de Psicologia Nodari, São Paulo.