PROTEGENDO SEUS OLHOS
  • Publicado: 16/11/2022
  • Por: Instituto Imersão

PROTEGENDO SEUS OLHOS

Cada dia que passa ficamos mais conectados aos nossos celulares, computadores e tablets. Seja para trabalhar, nos comunicar com familiares e amigos ou passar algum tempo vendo as novidades das redes sociais, é certo que esse hábito veio para ficar.
Um dos grandes problemas desse novo estilo de vida é que já são notados sérios danos à saúde dos olhos. Isso porque ficamos muito tempo expostos à LUZ AZUL emitida por estes aparelhos E o pior, isso pode acontecer com pessoas de diversas idades, desde adultos até crianças. Para evitar incômodos e sérios problemas visuais, é recomendado o uso de óculos, COM OU SEM GRAU DE CORREÇÃO, com lentes bloqueadoras dessa luz, conhecidas como BLUE LIGHTS.
Esse tratamento é indispensável para quem passa grande parte do tempo em frente às telas. Já que impede que a luminosidade artificial cause danos ao globo ocular, seja no trabalho, seja em casa.
Estudada há alguns anos por pesquisadores, a luz azul é um intervalo do espectro de luz visível e está presente no nosso dia a dia, inclusive nos raios solares. Apesar da luz azul ser um vilão atual da saúde da visão, ela também tem seu lado positivo e é essencial para a saúde. Estudos apontam que a exposição adequada e equilibrada a este raio de alta energia aumenta o estado de alerta, ajuda a memória e a função cognitiva e eleva o humor.
O problema é quando a exposição é exagerada, que é a nossa realidade atual. Apesar dos efeitos benéficos, como aumentar a concentração e a produtividade, esses raios podem causar lesões permanentes nos olhos.
Como dissemos acima, a luz do sol é a maior fonte de luz azul. Mas, a luminosidade das telas dos dispositivos também emite estes raios. Ainda que em pouca quantidade, o tempo que passamos na frente destas telas prejudica as moléculas oculares e pode levar até mesmo à cegueira a longo prazo em casos extremos.
Um dos problemas provocados pela luz azul é a degeneração macular, doença que resulta na perda progressiva da visão em pessoas acima de 50 anos. Isso acontece quando as células sensíveis à luz morrem devido à formação de toxinas na região.
Outro dano terrível são as inflamações na córnea, que também podem afetar o cristalino e causar catarata. Além disso, a exposição à luz azul sem controle tende a causar fadiga ocular, dores de cabeça e insônia, o que acaba gerando outros problemas como a ansiedade, por exemplo.
Sendo assim, o uso de óculos com lentes especiais para bloquear os danos da claridade das telas é fundamental para proteger a saúde dos olhos.