“O ENFERMEIRO É O CORAÇÃO DOS CUIDADOS EM SAÚDE” - Donna Wilk Cardillo
  • Publicado: 07/09/2022
  • Por: Instituto Imersão

“O ENFERMEIRO É O CORAÇÃO DOS CUIDADOS EM SAÚDE” - Donna Wilk Cardillo

Presença constante durante todo o tratamento dos pacientes, os enfermeiros exercem um papel fundamental e de protagonista no sistema de saúde, tendo múltiplas atribuições e todas elas focadas nos cuidados com a saúde, desde a entrada no hospital até a alta do paciente.
De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no Brasil existem mais de 2 milhões e 400 mil profissionais atuando como enfermeiros, técnicos e auxiliares que são responsáveis por 60 a 80% do total das ações na atenção básica, que é o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde, e aproximadamente 90% das ações de saúde em geral. Este dado demonstra a relevância dos enfermeiros e como sua atuação é fundamental para garantir que todos recebam o tratamento adequado e acolhedor.
Esses trabalhadores são encontrados em todos os campos e níveis de organização dos sistemas de saúde, desde as questões mais simples, atenção primária, até cuidados de extrema complexidade como Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). O enfermeiro apoia o nascer e o morrer, em todas as etapas do desenvolvimento humano, da criança/adolescente, ao adulto – homens, mulheres e idosos, todos recebem cuidado, orientação e amparo desse profissional dotado de um saber técnico que promove a saúde e restaura a integridade e a dignidade humana.
O bem-estar de um paciente depende essencialmente da enfermagem. O médico responsável pode ser excelente tanto técnica quanto humanamente, mas se ele não contar com profissionais de enfermagem que saibam colocar em prática as suas orientações e protocolos de tratamento, de nada adiantará, afinal, em média, acontecem 2 visitas médicas por dia, mas é o enfermeiro(a) que permanece ao lado do paciente 24 horas. De maneira geral, os enfermeiros são responsáveis por administrar medicamentos, acompanhar os quadros de melhora e piora, além de atuar como um intermediário, um elo de ligação e comunicação, entre a família, o paciente e outros profissionais da equipe de saúde, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.
O Dia Internacional da Enfermagem é 12 de Maio. Esta é a data de nascimento de Florence Nightingale, uma britânica nascida em 1820, pioneira na profissão e considerada a mãe da enfermagem moderna. Desde a época de Nightingale muita coisa mudou e transformou o ramo da enfermagem até chegar no que conhecemos hoje. Mas sua célebre frase ainda continua viva e mais atual do que nunca: “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado a tratar do corpo vivo, o templo do Espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”