- Publicado: 11/05/2022
- Por: Instituto Imersão
NOVA CEPA DE HIV É DETECTADA NA EUROPA
Uma colaboração internacional de cientistas liderada pela Universidade de Oxford anunciou no dia 14 de fevereiro de 2022 a descoberta de um subtipo inédito do vírus HIV em 109 pessoas na Holanda e países próximos. Baseados em testes preliminares, eles declararam que a versão parece ser mais virulenta que as cepas predominantes, sendo que os indivíduos identificados com essa cepa tinham de 3,5 a 5,5 vezes mais carga viral e sua contagem de células CD4+ do sistema imune se reduzia com o dobro da velocidade. Isso significa que o indivíduo contaminado adoece mais rápido, em menos tempo, porque o vírus tem maior capacidade de se espalhar e matar as células de defesa do corpo.
Apesar dos números de virulência preocupantes, os cientistas afirmam que essa nova variante não deve ser capaz de causar uma crise de saúde pública e por ser essencialmente um vírus de transmissão sexual, o HIV evolui bem mais devagar que o Coronavírus, por exemplo.
Mais de dez subtipos virais do HIV já foram catalogados ao longo dos anos, e sua distribuição varia geograficamente. Felizmente, todas as cepas já descobertas são controladas com sucesso por meio dos medicamentos disponíveis – incluindo a nova versão europeia. O que essa descoberta reforça é a necessidade de diagnóstico e tratamento precoce dos pacientes.