Ergonomia cognitiva
DEFINIÇÃO:
É a área da Ergonomia que estuda a resposta emocional e mental que o trabalhador dá diante da solicitação de atividades que requerem esforço mental, raciocínio e concentração.
OBJETIVO DO CURSO:
O curso busca apresentar as principais ferramentas de ergonomia cognitiva, importância e abrangências da saúde ocupacional. Com o objetivo de ensinar na prática os principais métodos para atuação e programas de saúde do trabalhador em empresas, clínicas privadas e serviço público. Abordar as principais doenças ocupacionais e mecanismos de prevenção, bem como noções de ergonomia e fisiologia do trabalho.
O curso Masterclass de Ergonomia Cognitiva é uma jornada imersiva projetada para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na otimização de ambientes de trabalho, focando no bem-estar cognitivo e na eficiência humana.
Estudaremos sobre os conceitos-chave da ergonomia cognitiva, incluindo a atenção, concentração, raciocínio, memória e resposta motora. Exploramos como o entendimento desses processos cognitivos pode levar a um ambiente de trabalho mais saudável.
PÚBLICO ALVO: Ergonomistas, Fisioterapeutas, Psicólogos do Trabalho, Engenheiros de Segurança, Medicos do Trabalho e demais profissionais da área.
TEMAS ABORDADOS:
- Introdução à Ergonomia Cognitiva: conceitos e fundamentos
- Ergonomia Cognitiva no mundo
- Fisiologia mental do Trabalho
- Memória, atenção, percepção e tomada de decisão
- Repercussões da sobrecarga mental
- Fatores de risco cognitivos
- Análise da carga mental de trabalho
- Intervenção Ergonômica
Ferramentas que serão ensinadas:
Serão ensinadas as principais ferramentas para análise do risco , tais como:
ECO: Avalia exigências cognitivas no enfrentamento de situações estressantes no trabalho.
SQR 20: Avalia a probabilidade de ocorrência de distúrbios emocionais e sobrecarga mental.
MOS.SSS: Avalia a percepção do trabalhador em relação ao nível de apoio social para enfrentamento dos desafios diários.
NASA TLX: Avalia exigências cognitivas e a carga mental de trabalho de forma multidimensional.
ESCALA DE ESTRESE: Avalia o nível de estresse no trabalho, baseado no modelo “demanda-controle” (Job Stress Scale) de Karasek.
ECTF: Avalia a percepção do trabalhador em relação à interferência negativa do trabalho em sua vida pessoal.
EFAL: Avalia os fatores e causas mais frequentes que podem motivar o absenteísmo.
ERI: Avalia o nível de satisfação e comprometimento do trabalhador com seu trabalho.
MAC.Q: Avalia a capacidade do trabalhador em executar atividades que exigem memorização constante.
WSQ S20/23: Avalia a satisfação do trabalhador, apresenta pontuação para cada fator e uma média geral.
HSE IT: Avalia exigências psicossociais e de estresse.
MPF: Avalia exigências cognitivas e psicossociais.
A aula será recheada com exemplos de casos práticos. Possui uma carga horária total de 8 horas (aulas online ao vivo) além de aulas assíncronas pré-gravadas na plataforma).
Ao concluir este curso, os participantes estarão equipados com um profundo entendimento de como a ergonomia cognitiva pode ser aplicada para criar ambientes de trabalho mais seguros, eficientes e confortáveis, melhorando significativamente a interação humana com sistemas e tecnologias.
DATA
24 e 25 de Maio de 2024
Sexta das 19h00 às 23h00
Sábado das 08h00 às 12h00
INVESTIMENTO
1º LOTE – R$ 599,00 (ATÉ 09/05/2024)
2º LOTE - R$ 708,00 (ATÉ 23/05/2024)
Pode ser dividido em até 3x no cartão ou pagamento à vista no boleto, cartão ou PIX com 5% de desconto.
Fisioterapeuta e técnico em segurança do trabalho, ESPECIALISTA EM ERGONOMIA (UFPR) e MESTRE em Biodinâmica do Movimento Humano (UEM) inscrito no Conselho Regional de Fisioterapia do Estado do Paraná (CREFITO 8) sob número 72052 F e no Ministério do Trabalho (Registro PR/005722.3).
Ergonomista nível Sênior Certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), inscrição 176.
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