- Publicado: 19/10/2022
- Por: Instituto Imersão
SONO X CÂNCER DE MAMA
"Existem evidências de uma ligação entre sono insuficiente e o risco de desenvolver câncer. Em particular, pessoas com distúrbios do ritmo circadiano – nas quais o relógio biológico do corpo é interrompido por causa do trabalho em turnos, por exemplo – podem estar em risco aumentado. Um estudo no International Journal of Cancer descobriu uma relação entre mulheres que trabalham em turnos noturnos e a taxa de câncer de mama.
Os pesquisadores compararam 1.200 mulheres que desenvolveram câncer de mama entre 2005 e 2008, com 1.300 mulheres que não tiveram um diagnóstico de câncer. Eles descobriram que a taxa de câncer de mama era 30% maior nas mulheres que trabalhavam em turnos noturnos. As mulheres que tinham pelo menos quatro anos de trabalho no turno da noite, bem como aquelas com menos de três turnos de noite por semana (impedindo-as de se ajustarem totalmente a um horário) estavam em maior risco. Também foi demonstrado que o trabalho em turnos noturnos aumenta a incidência de outros tipos de câncer – por exemplo, câncer de próstata – em homens.
Os pesquisadores suspeitam que uma interrupção no ritmo circadiano possa representar um risco para o desenvolvimento de câncer, uma vez que o relógio interno do corpo afeta muitas funções biológicas. Uma teoria é que a supressão da melatonina durante a noite (resultante da exposição à luz brilhante) pode ser parcialmente responsável. De fato, os cientistas viram esse vínculo em estudos com animais; por exemplo, quando eles manipulam os ciclos de sono/vigília de roedores por um período prolongado, o câncer cresce mais rapidamente.
A perturbação do ritmo circadiano causada pelo trabalho em turnos noturnos também pode aumentar a prevalência de problemas gastrointestinais. As úlceras pépticas, por exemplo, são mais comuns em trabalhadores noturnos.
Da mesma forma que a privação de sono aumenta o risco de câncer de mama, o aumento das horas de sono também! Um estudo chinês publicado em outubro de 2017 que acompanhou 415000 participantes concluiu que o risco de câncer de mama é mais elevado naquelas mulheres que dormiam mais do que 7 a 8 horas por dia
Essas duas pesquisas fortalecem a importância de um ritmo circadiano regulado, COMO FORMA DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS."