SOFRIMENTO, TRANSTORNO E DEFICIÊNCIA MENTAL – QUAL A DIFERENÇA?
  • Publicado: 25/10/2022
  • Por: Instituto Imersão

SOFRIMENTO, TRANSTORNO E DEFICIÊNCIA MENTAL – QUAL A DIFERENÇA?

"Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde mental é definida como “um estado de bem-estar em que uma pessoa pode se realizar, enfrentar as tensões normais da vida, realizar um trabalho produtivo e contribuir para a vida de sua comunidade”. A noção de saúde mental não se limita apenas à ausência de sofrimento mental ou transtornos.
Além disso, saúde mental é parte integrante da saúde e do bem-estar. Saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não é apenas ausência de doença ou enfermidade”.
• A saúde mental é um direito humano.
• A noção de saúde mental abrange uma dimensão individual e coletiva.
• A saúde mental de uma pessoa é multifatorial: recursos psicológicos individuais, fatores genéticos, contexto social e econômico individual, acesso a serviços públicos de promoção da saúde mental.
Assim, o conceito de saúde mental tem três dimensões principais:
• Perturbações psíquicas que se referem a classificações e que correspondem a perturbações de duração variável e gravidade variável (perturbações bipolares, depressão, esquizofrenia em particular).
• O sofrimento psicológico que pode ocorrer quando uma pessoa enfrenta situações difíceis e dificuldades existenciais.
• Saúde mental, que se preocupa com todos os determinantes da saúde mental, levando à melhoria do desenvolvimento pessoal e do bem-estar coletivo."

O CONCEITO DE SOFRIMENTO MENTAL
"A dor psíquica ou sofrimento mental pode surgir em várias circunstâncias da vida e transformar o indivíduo por conta de uma doença somática ou mental. Assim, está presente com intensidade variável, dependendo se a pessoa está em sofrimento psíquico ou tem uma patologia mental.
O sofrimento mental comum, como o problema é conhecido na área da psiquiatria, trata de sensações como ansiedade, tristeza e somatizações que não chegam a configurar um transtorno mental.
O sofrimento psíquico é uma desordem emocional que pode ser progressiva. Ela pode ser observada mais claramente em situações que envolvam perda, luto e dificuldade profissional.
A persistência de emoções como a tristeza e a frustração pode desencadear desequilíbrios químicos no organismo que causam transtornos mentais mais sérios, como a ansiedade generalizada e a depressão.
Uma complicação que contribui para a manutenção do quadro é a vergonha que algumas pessoas têm de procurar ajuda, por considerar uma fraqueza não administrar suas próprias emoções."

O CONCEITO DE TRANSTORNO MENTAL
"O nome das doenças mentais muda com o tempo, dependendo do contexto socioeconômico em que ocorrem. Atualmente, a noção de transtorno mental é a que se usa para denominar as doenças que afetam o psiquismo.
Assim, doenças mentais, doenças psiquiátricas, transtornos mentais, transtornos psíquicos são termos diferentes para significar a mesma coisa. Atualmente, as doenças mentais são classificadas por sintomas, sem considerar o contexto de surgimento desses sintomas.
Entre os principais transtornos mentais podemos listar: ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, estresse pós-traumático, transtorno de personalidade Borderline."

O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL
"Uma pessoa tem deficiência mental quando ela, sofrendo de transtorno mental, não consegue mais cumprir suas obrigações de autonomia para atender às suas necessidades básicas, em um determinado meio social.
O conceito de deficiência é então definido como uma limitação de atividade ou restrição de participação na vida em sociedade sofrida em seu ambiente por uma pessoa devido a uma deterioração substancial, duradoura ou definitiva de uma, ou mais funções físicas, mentais, cognitivas ou psicológicas, uma deficiência múltipla ou um problema de saúde que a invalida.
Esta é uma definição ambiental de deficiência. A pessoa não é “deficiente psiquicamente” como tal porque encontra dificuldades psicológicas; ela está em uma situação de deficiência psíquica quando as consequências de seus distúrbios ressoam em um ambiente inadequado.
O reconhecimento da deficiência mental não é um elemento fixo, fixo no espaço e no tempo; às vezes é apenas um passo."

Em todos os casos acima, sempre se faz necessária a avaliação acertada de um especialista (neurologistas, psicólogos e psiquiatras) seguido de um tratamento adequado.

http://simoneradecki.com.br/quando-o-sofrimento-mental-se-transforma-em-transtorno-mental/
https://dramichelleteixeira.com.br/sofrimento-mental/