- Publicado: 31/08/2022
- Por: Instituto Imersão
PSICOLOGIA AMBIENTAL
A psicologia Ambiental é o estudo do comportamento humano em sua inter-relação com o meio-ambiente. É considerada uma área emergente em psicologia, sendo que os primeiros estudos originaram-se em 1960. Tem sido considerada como a Psicologia do Espaço, analisando percepções, atitudes e comportamentos de indivíduos e comunidades em estreitas relações com o contexto físico e social. É fato bastante conhecido que determinadas especificidades ambientais tornam possíveis algumas condutas, enquanto inviabilizam outras.
A Psicologia Ambiental busca entender principalmente como as condições ambientais (espaço em que o indivíduo está inserido) influenciam as nossas capacidades cognitivas. Nisso, avalia como os nossos comportamentos sociais se alteram e como isso pode impactar em nossa saúde mental. O estresse, por exemplo, é certamente uma palavra central, porque é o resultado da interação entre o indivíduo e o seu contexto físico. Não é o contexto físico isoladamente que causa o estresse. Não é o telefone celular, por exemplo, que provoca o estresse mas, sim, a relação que a pessoa tem com ele, ou com os espaços em sua residência, trabalho, cidade onde mora e nesse caso específico levando em conta a acessibilidade aos locais que frequenta, o trânsito, níveis de poluição, ruído, densidade demográfica, etc... Tudo isso faz parte do cotidiano das pessoas e obviamente afetam de maneira importante seu comportamento, sua cognição e sua saúde. Por essas razões a Psicologia Ambiental tem se tornado cada vez mais relevante.
O psicólogo ambiental pode facilmente encaixar o seu trabalho dentro de outras áreas de conhecimento de forma complementar. Por exemplo: Sociologia, Ergonomia, Antropologia Urbana, Paisagismo, Desenho Industrial, Construção Civil, Biologia, urbanismo e Geografia, Medicina, Engenharia Florestal, Arquitetura, entre outros.
O trabalho do profissional de Psicologia Ambiental é, acima de tudo, um trabalho de campo. Isso porque não há como se inteirar dessa relação homem-ambiente sem conferir de perto como ela acontece. Por esse motivo, ele atua em unidades de pesquisa, entrevista e observação fazendo acompanhamento e levantamento de dados sociais de cada local.
O Homem sempre afeta seu meio-ambiente, assim como é afetado por ele.